Batemos novo RECORDE em concentração! Veja e comprove
Segundo a revista Espaço Científico nº 12, o cogumelo Agaricus possui no geral 123.3mg de Glucana.
Veja na Pag.19
Cogumelo


Os polissacarídeos e os seus valores

Os polissacarídeos e os seus valores

Os cogumelos apresentam, em média, 80 a 90% de água, e têm um surpreendente potencial nutritivo. Por terem grande quantidade de proteínas - 4 por cento de seu peso, veja mais...


Conta a história que o naturalista inglês Charles Darwin, em uma viagem pelo oceano Pacífico em 1835, observou os hábitos alimentares dos nativos da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina. Darwin notou que mulheres e crianças comiam enormes quantidades de fungos em estado natural. Os cogumelos representavam seu principal alimento, com acréscimo de alguns frutos silvestres. Os nativos sabiam muito bem o que comiam.

Os cogumelos apresentam, em média, 80 a 90% de água, e têm um surpreendente potencial nutritivo. Por terem grande quantidade de proteínas - 4 por cento de seu peso, mais, por exemplo, que a batata, o pimentão, a berinjela ou a cenoura -, os cogumelos estimulam a atividade imunológica do organismo, deixando-o mais resistente a doenças. Seus valores nutritivos não param por aí. Os cogumelos ainda são ricos em vitaminas do complexo B e fósforo.

Parece fora de dúvida dizer que os fungos fazem parte do reino vegetal, mas, por estranho que pareça, não é bem assim. Os cientistas preferem classificá-los à parte, tantas são suas diferenças em relação às plantas. A maior e mais importante delas é o fato de os cogumelos não possuírem clorofila, o que os impede de obter seu alimento a partir da energia solar, mediante a fotossíntese, como é regra no reino vegetal. Os fungos se nutrem da degradação de matéria orgânica do solo, árvores mortas, folhas secas, etc.

Diante da variabilidade encontrada sobre os polissacarídeos desses cogumelos, inúmeros estudos sobre as propriedades farmacológicas dessas moléculas vêm sendo realizados com resultados promissores. Entre os compostos bioativos isolados desses fungos, encontram-se terpenóides, ácidos graxos, proteínas, lectinas, glicosídios, mas principalmente os polissacarídeos e proteínas glicosiladas. A beta-glucanas, por exemplo, tem demonstrado atividade imuno-estimulatória, entre outras, importantes para o equilíbrio do organismo.


Notícia publicada em 17/10/2013


Compartilhe nas redes sociais:


Pagseguro
CI Digital Vitali Cogumelos - Todos os direitos reservados
Rua Gomes Carneiro, 900 - Bagé/RS - Brasil (53) 3247 - 3900 | (53) 99976 - 5555
CNPJ: 08.641.745/0001-41